segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CREDO ATANASIANO

Credo Atanasiano Atanásio foi um ministro fiel que tomou uma posição firme contra as heresias de Ário. Ele defendeu o ensino bíblico sobre a Trindade e sobre a encarnação de Cristo que ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Na sua forma atual o Credo Atanasiano data do século VI. Qualquer um que quer ser salvo, antes de tudo deve seguir a fé universal: aquele que não a guardar integral e intata, sem dúvida perecerá eternamente. A fé universal é esta: que adoremos o único Deus na Trindade e a Trindade na Unidade, não confundindo as Pessoas, nem separando o Ser. Pois, uma é a Pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo; mas o Pai e o Filho e o Espírito Santo possuem uma só divindade, igual glória e igual majestade eterna. Assim como é o Pai, assim é o Filho, assim é também o Espírito Santo. Incriado é o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito Santo; imenso é o Pai, imenso o Filho, imenso o Espírito Santo; eterno é o Pai, eterno o Filho, eterno o Espírito Santo; contudo, eles não são três eternos, mas um só eterno; como não são três incriados nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso. igualmente o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso; contudo eles não são três todo-poderosos, mas um só todo-poderoso. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus; contudo eles não são três deuses, mas um só Deus. Assim o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor; contudo eles não são três Senhores, mas um só Senhor. Pois assim como nós somos compelidos, pela verdade cristã, a confessar cada Pessoa singular como Deus e Senhor, assim nos é proibido, pela fé universal, falar de três deuses ou três Senhores. O Pai não foi feito por ninguém, nem criado, nem gerado. O Filho não foi feito, nem criado, mas gerado, somente pelo Pai. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado pelo Pai e Filho, mas está procedendo dEles. Então, um só Pai, não três Pais; um só Filho, não três Filhos; um só Espírito Santo, não três Espírito Santos. E nesta Trindade não há nada anterior ou posterior, nem maior ou menor, mas todas estas três Pessoas têm a mesma eternidade e igualdade. Por isso, como já foi dito, seja venerada, em tudo, a Unidade na Trindade, assim como a Trindade na Unidade. Portanto, quem quer ser salvo, deve reconhecer assim a Trindade. Mas é necessário para a salvação eterna, crer também fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo. Então, a verdadeira fé é que cremos e confessamos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é igualmente Deus e homem. Ele é Deus da substância do Pai, gerado antes de todos os tempos, e Ele é homem da substância da mãe, nascido no tempo; perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de alma racional e carne humana; igual ao Pai, visto a natureza divina; menor que o Pai, visto a natureza humana. Ele, mesmo sendo Deus e homem, não é dois mas um só Cristo. Ele é um, não por ser convertida a Divindade em carne, mas porque Deus assumiu a natureza humana; Ele é um, não por confusão da substância, mas pela unidade de uma Pessoa. Pois assim como a alma racional e a carne são uma Pessoa, assim Deus e homem são um só Cristo. Ele padeceu por nossa salvação, desceu ao reino dos mortos, ressurgiu dos mortos no terceiro dia, subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai, Todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos: com a vinda dEle todas as pessoas vão ressurgir com seus corpos e dar contas de seus próprios atos; os que tiverem feito o bem, entrarão na vida eterna, os que tiverem feito o mal no fogo eterno. Esta é a fé universal: quem não crer nela fielmente e firmemente, não poderá ser salvo.

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