quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A DOUTRINA DAS ESCRITURAS NA REFORMA

A Teologia Reformada recebe seu nome da Reforma Protestante do século XVI, com suas ênfases teológicas distintas, mas é teologia solidamente baseada na própria Bíblia. Os crentes na tradição reformada têm alta consideração às contribuições específicas como as de Martinho Lutero, Úlrico Zwinglio, Guillherme Farel, Jonh Knox e, particularmente, de João Calvino, mas eles também encontram suas fortes distinções nos gigantes da fé que os antecederam, tais como Anselmo e Agostinho e principalmente nas cartas de Paulo e nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo.
Os Cristãos Reformados sustentam as doutrinas características de todos os cristãos, incluindo a Trindade, a verdadeira divindade e humanidade de Jesus Cristo, a necessidade do sacrifício de Jesus pelo pecado, a Igreja como instituição divinamente estabelecida, a inspiração da Bíblia, a exigência para que os cristãos tenham uma vida reta, e a ressurreição do corpo. Eles sustentam outras doutrinas em comum com cristãos evangélicos, tais como justificação somente pela fé, a necessidade do novo nascimento, o retorno pessoal e visível de Jesus Cristo e a Grande Comissão.
O que, então, é distinto a respeito da Teologia Reformada?
1. A Doutrina das Escrituras(sola Scriptura); 2. A doutrina da graça (sola gratia); 3. A doutrina da fé(sola fides); 4. A doutrina de Cristo (solus Christus); 5. A doutrina do sacerdócio universal dos fiéis(cada crente, por assim dizer, é um sacerdote. 1Pedro2.9. O sacerdote no AT intercedia pelo povo).

O compromisso da reforma para com a Escritura enfatiza a inspiração, autoridade e suficiência da Bíblia.
Uma vez que a Bíblia é a Palavra de Deus e, portanto, tem a autoridade do próprio Deus,os reformadores afirmam que essa autoridade é superior àquela de todos os governos e de todas as hierarquias da Igreja.
Essa convicção deu aos crentes reformados a coragem para enfrentar a tirania e fez da teologia reformada uma força revolucionária na sociedade. A suficiência das Escrituras significa que ela não necessita ser suplementada por uma revelação nova ou especial. A Bíblia é o guia completamente suficiente para aquilo que nós devemos crer e para como nós devemos viver como cristãos.
Os Reformadores, em particular, João Calvino, enfatizaram o modo como a Palavra escrita, objetiva e o ministério interior, sobrenatural do Espírito Santo trabalham juntos, e o Espírito Santo iluminando a Palavra para o povo de Deus. A Palavra sem a iluminação do Espírito Santo mantém-se como um livro fechado. A suposta condução do Espírito sem a Palavra leva a erros excessos. Os Reformadores também insistiam sobre o direito de os crentes estudarem as Escrituras por si mesmos. Ainda que não negando o valor de mestres capacitados, eles compreenderam que a clareza das Escrituras em assuntos essenciais para a salvação torna a Bíblia propriedade de todo crente. Com esse direito de acesso, sempre vem a responsabilidade sobre a interpretação cuidadosa e precisa.

SOLA SCRIPTURA (SOMENTE AS ESCRITURAS)
1 – Princípios da Reforma: sola gratia (somente pela graça), sola fides(somente pela fé), solus Christus (somente Jesus Cristo), sacerdócio universal dos fiéis(cada crente, por assim dizer, é um sacerdote. 1Pedro2.9. O sacerdote no AT intercedia pelo povo) , sola Scriptura (somente a Escritura).
2 – Sola Scriptura: Somente a Escritura é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; só ela é o árbitro de todas as controvérsias (= a supremacia das Escrituras). Ela é a norma normanda ("norma determinante") e não a norma normata ("norma determinada") para todas as decisões de fé e vida.
3 – A autoridade da Escritura é superior à da Igreja e da tradição. Contra a afirmação católica:"a igreja ensina" ou "a tradição ensina, "os reformadores afirmavam: "a Escritura ensina."
4 – A experiência pessoal dos reformadores com as Escrituras e com o Cristo revelado nas Escrituras:
Lutero – "Quando estava com 20 anos de idade, eu ainda não havia visto uma Bíblia. Eu achava que não existiam evangelhos ou epístolas exceto as que estavam escritas nas liturgias dominicais. Finalmente, encontrei uma Bíblia na biblioteca e levei-a comigo para o mosteiro. Eu comecei a ler, reler e ler tudo novamente, para grande surpresa do Dr. Staupitz."
5 – Para os reformadores, a Bíblia não era um livro de doutrinas e proposições a serem aceitas intelectualmente ou mediante a autoridade da igreja, mas uma revelação direta, viva e pessoal de Deus, acessível a qualquer pessoa.
6 – Daí a preocupação de colocar as Escrituras nas línguas vernaculares. Lutero e sua tradução no castelo de Wartburgo. Calvino e sua introdução ao Novo Testamento francês de seu primo Robert Olivétan (1535).

Autor: Alderi Souza de Matos
Fonte:http://www.monergismo.com/textos/cinco_solas/solascriptura_alderi.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário