quinta-feira, 5 de junho de 2014

IMPEDIMENTOS À LIDERANÇA EFETIVA

Qualquer líder que tenha tentado organizar e dirigir uma instituição para Deus, ou implementar um programa, tem descoberto que forças opostas resistem ao progresso que ele vislumbra. Todo movimento inicial na Terra, para ser levado à frente, encontra resistência. Somente no vácuo é que objetos podem seguir adiante sem obstáculos ou oposições. Um líder eficiente planeja cuidadosamente como superar a resistência e tornar a oposição em algo vantajoso para ele.

Incredulidade

Na maioria das vezes que um líder procurar implementar uma visão mais abrangente nas mentes de seus seguidores, encontrará atitudes de pessoas que exclamam: "Isso não pode ser feito". O entusiasmo pode ser baixo e a falta de motivação pior ainda, ambos componentes criam uma parede de resistência alta e espessa. A maioria dos indivíduos tem um passado de derrotas e de fracassos crônicos. O acerto de alvos não tem sido um ponto forte na vida deles. Eles observam o entusiasmo do líder, tentando passar sua visão de uma grande obra para Deus, e decidem silenciosamente que serão expectadores ou participantes sem compromisso ativo. É comum encontrar a falta de entusiasmo e de motivação. A conseqüência é um muro espesso e alto.
Jesus ficou indignado diante da incredulidade de seus seguidores. "Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei?" (Mc 9.19). A resistência do demônio controlando o menino, nessa história dramática, fez com que os discípulos diminuíssem suas expectativas. Eles tinham feito tudo que eles sabiam fazer, mas o espírito imundo não tinha saído do garoto. A impotência dos discípulos exerceu um efeito negativo no pai. Quando Jesus desceu do monte, o pai trouxe o jovem para Jesus, mas, por pouco, sua esperança havia sido destruída. As palavras do pai, "mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos" (v.22), provocou a exclamação de Jesus: "Se podes! Tudo é possível ao que crê" (v.23).
Essas palavras de Jesus devem ficar gravadas no coração de todos os candidatos à liderança piedosa. Quer sua visão exija a implementação de grupos pequenos, que efetivamente cuidem de cada um de seus membros e alcancem a vizinhança com zelo evangelístico; ou, a transformação de panelinhas na igreja em um "corpo" genuíno, repleto do amor e da ajuda mútua, o líder precisará de grandes dosagens de fé.

Inconstância

Tiago alerta-nos de que o homem inconstante é instável em todos os seus caminhos (Tg 1.8). Esse termo pode ter mais de um significado. Ele pode referir-se à pessoa que não é sempre honesta e sincera. Ela talvez diga uma coisa na presença de uma pessoa, mas outra coisa na sua ausência, "o que é arruinado r para relacionamentos harmoniosos".
Quando a inconstância refere-se a um compromisso ela significa negar, na prática, aquilo que uma pessoa professa com os lábios. Alguns líderes são inconfiáveis; e alguns seguidores são inconstantes. Eles não estão dispostos a pagar o preço do envolvimento. O compromisso com Deus e o seu serviço se tornam esporádicos e passageiros.
Saul, o primeiro rei de Israel, oferece um exemplo desse fracasso torpe na liderança. Primeiramente, ele parecia aceitar a ordem do Senhor para destruir totalmente os amalequitas e suas posses. Porém, quando chegou o momento crucial de submissão à ordem do Senhor, ele fez o oposto (1Sm 15). Saul ponderou sua decisão, assumindo que sacrificando algumas das ovelhas perfeitas e dos bois que o povo tinha capturado (v.15), agradaria a Deus; assim, ele se apossaria do melhor do despojo. Provavelmente, ele queria obedecer a Deus, mas ele também quis agradar ao povo, permitindo que eles guardassem parte do despojo. Saul provocou a ira de Deus e perdeu o reino. "O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tU. Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa” (1Sm 15.28,29).
O amor por Deus e o amor pelo mundo são incompatíveis (1Jo 2.15). Total compromisso com Deus e com Mamom, o deus do dinheiro, é impossível (Mt 6.24). Um líder piedoso deve colocar Deus e seu Reino como prioridade em sua vida. Nós precisamos caminhar resolutamente nessa direção, se queremos fugir da armadilha da inconstância. A ordem bíblica chama líderes para purificar seus corações da inconstância (Tg 4.8).

Desânimo

Entre as barreiras negativas que um líder precisa superar está o desânimo: aquela atitude de apatia e entrega a um negativismo prevalecente. O desânimo, como é sugerido etimologicamente, significa a perda de ânimo, uma carência de esperança e de algo que possa motivar a pessoa a continuar se esforçando se faz presente. A coragem para continuar exige alguma esperança do sucesso, mas, quando os seguidores perdem a esperança aparece o desânimo, transformando o futuro em cinzas e decadência. Os líderes têm a função de injetar a esperança. Eles mesmos precisam ter esperança, como Moisés quando implorou a Deus que não destruísse Israel depois do episódio do bezerro de ouro, que virara objeto de idolatria. Como podemos ver em Êxodo 32, talvez pudéssemos facilmente concluir que Deus houvesse se desanimado mais com Israel do que o próprio Moisés. Realmente, esse foi um teste que esse líder notável passou sem vacilar. Ele não permitiu que a ambição pessoal distorcesse a sua perspectiva. Não permitiu também que a dura cerviz do povo destruísse a sua esperança. Essa é a razão que ele suplicou para que Deus não acendesse sua ira contra o povo (Ex 32.11-13).
Paulo muitas vezes teve que vencer a atitude avassaladora do desânimo. Ele enfrentou toda razão imaginável para o desespero. Considere as igrejas da Gálacia, abraçando a idéia falsa de salvação baseada na circuncisão e no cumprimento da lei.
Pense no relacionamento de Paulo com a igreja de Corinto. A divisão, a imoralidade, a idolatria, a visão distorcida dos dons do Espírito, a incredulidade da realidade da ressurreição, os comentários acusando Paulo de mentira, o desprezo por sua presença física em Corinto (2Co 10.10) e a desobediência. Contudo, o apóstolo lutou contra a repugnante serpente do desânimo. A frase chave, "ouk engkakoumen" (2Co 4.1,16) significa "nós não desanimamos" ou "nós não desfalecemos". Ele afirma aos coríntios que: "temos [...] sempre bom ânimo" (5.6), porque ele podia acreditar que todas as tribulações nesta vida são temporárias e de curta duração (4.17), enquanto que a recompensa pela fidelidade tem eterno peso de glória.
Deus escolhera não dar alívio a Paulo de seu espinho na carne, contudo, este não cedeu à depressão, mesmo quando é provável que a tentação ainda continuasse tenazmente em seus passos. Embora completamente inocente da culpa, ele foi forçado a gastar quatro anos em prisões. O desânimo certamente bramiu para ele como um cão bravo ou um "leão rugindo" (1Pe 5.8).
O desânimo e a depressão são as maiores ameaças para qualquer grupo ou igreja que esteja passando por perseguições ou tribulações. Os cristãos judeus, para quem fora escrito a carta aos Hebreus, estavam à beira do retorno ao judaísmo. O autor escreveu: "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão" (Hb 10.35).
Pedro escreveu para os cristãos perseguidos da Ásia menor com palavras animadoras: "Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando" (I Pe 4.12-13). Quando enfrentamos circunstâncias que criam desânimo, a Bíblia nos dirige para o nosso Senhor que sofreu infinitamente mais do que qualquer um de nós. Isso também ergue nossas cabeças para contemplar o futuro glorioso dos filhos de Deus (Rm 8.17).

Estagnação

Howard Hendricks, professor do Seminário de Dallas, escreveu sobre seus primeiros dias como um aluno em uma faculdade cristã. Indo trabalhar às 5h30, ele passava em frente da casa de um professor. A luz acesa do seu escritório significava que ele estaria estudando. Quando ele retomava da biblioteca às 22h30, lá estava a mesma luz acesa brilhando. Aquele professor estava sempre estudando atentamente seus livros. Um dia, Hendricks convidou-o para um lanche. Ele interrogou o professor: "O que o mantêm estudando; parece-me que você nunca pára”? "Filho", ele replicou, "eu prefiro ter meus alunos bebendo de uma corrente de água em vez de uma piscina estagnada".
Como pode um líder, que está tão certo de seu conhecimento e experiência que não lê livros ou freqüenta palestras, escapar à estagnação? Um líder precisa manter renovado o seu vigor nas Escrituras, no seu caminhar com o Senhor e na sua área de perícia. Do contrário, ele perderá a credibilidade com os seguidores que também tenham acesso à fontes boas de informação. Quando um membro jovem de uma igreja em São Paulo reclamou que ele não estava sendo "alimentado" pelo seu pastor, eu sabia a razão. Aquele líder não estava estudando atentamente sua Bíblia ou seus livros. Ele não estava com sede do conhecimento e de habilidades que modificariam outras pessoas. Sua influência, em vez de crescer constantemente, diminuiu.

Inveja

Este mal muitas vezes surge em organizações onde a honra e os privilégios do líder são proporcionalmente maiores do que as exigências de suas tarefas. Pode até parecer para alguns seguidores que a recompensa da liderança é mais vantajosa do que o preço que seu líder está pagando. A cobiça será a conseqüência natural. É completamente possível que alguém venha pensar que ele poderia fazer melhor aquele serviço. Assim, a inveja poderá manifestar suas garras dentro da organização.
Tiago e João, discípulos líderes na embrionária Igreja de Jesus, solicitaram as posições mais elevadas no reino para quando Jesus entrasse em sua glória (Mc 10.37). Jesus os informou que eles não sabiam o que estavam pedindo. O custo seria participar no batismo de Jesus, e o beber do cálice, que Jesus beberia. Mesmo assim, eles não poderiam garantir o privilégio de sentar-se à direita ou à esquerda do Rei. A reação natural dos outros discípulos por causa do pedido dos filhos de Zebedeu foi a inveja indignada. O erro inicial que Tiago e João cometeram ao pedir pelas posições mais elevadas de honra no Reino levantou a seguinte questão: "Porque eles deveriam receber mais glória e poder do que as outras pessoas"?
Uma conferência missionária há alguns anos, em Curitiba, reuniu vários obreiros de diversas localidades do Paraná. Uma das perguntas que eles precisavam comentar era: "Qual é o pecado que você está mais propenso a cair"? A maioria escolheu a cobiça e a inveja como a tentação mais sedutora que eles tinham que enfrentar.
A cobiça tem um efeito nocivo na comunidade porque aqueles que são afetados por ela não podem fazer outra coisa, senão, expressar seus sentimentos e arruinar a autoridade do líder. As pessoas invejosas são críticas. Quem sabe, talvez, o líder caia, e eles poderão tomar o seu lugar? A queda de Satanás foi ocasionada pela cobiça. Os cristãos são encorajados a por de lado toda a cobiça (1Pe 2.1). Isso, porém, não significa que não será um problema. Podemos somente admirar o exemplo de Barnabé por seu espírito humilde quando Paulo assumiu a liderança na primeira viagem missionária. Evidentemente, este homem magnífico conquistou a inveja.
Trate da cobiça ajudando os seus seguidores a entender que ela tem suas raízes na carne. Tal tentação destruidora necessita ser conquistada de forma efetiva caso a organização esteja disposta a alcançar as suas metas e a cumprir a sua missão. Os seguidores lembrarão que nenhum líder é perfeito, nem livre de erros. Tiago diz que "a língua é fogo; é mundo de iniqüidade[...] é posta ela mesma em chamas pelo inferno" (3.6). Esse deve ser o alerta necessário para evitar "que se ponha fogo na organização" devido às fofocas e aos comentários depreciativos.

Soberba

A liderança, infelizmente, é suscetível à soberba; um impedimento que é muito mais sério do que a maioria das pessoas pensam. Ela é muitas vezes fatal. Um líder soberbo raramente ouve a voz do grupo que lidera, pois é auto confiante. Ele pensa que sabe, acima de todos, como dirigir o grupo. A soberba faz com que seja impossível de uma verdadeira dependência de Deus e o ouvir sua voz. Sem a direção divina, um líder soberbo será impetuoso e tomará decisões sem a reflexão necessária ou a troca de idéias. Há boas razões para a Bíblia declarar que a soberba vem antes da queda. Uma vez que a liderança inclui a exaltação e a decisão, a atitude de coronelismo acaba acontecendo naturalmente. Os procedimentos democráticos não se encaixam bem com homens soberbos que os apóiam com a boca, mas preferem dirigir unilateralmente. Eles não reivindicam o título de "rei", mas a auto-estima deles incorpora uma atitude de "soberania".
Os líderes soberbos aprendem pouco com os seus erros. Muito obsessivos com a necessidade de defender as suas decisões, por pior que sejam as conseqüências, eles aproveitam pouquíssimo das experiências negativas. Não tendo ouvidos abertos para os conselhos, eles marcham adiante, esperando que irão provar que são os melhores. Eles seguem os passos do apostador obsessivo que mantém a sua confiança de que vencerá na próxima vez, embora ele tenha perdido fortunas inteiras.
Jamais poderíamos negar que Pedro foi um líder. Porém, qual a razão de sua impetuosidade? Talvez seja possível detectar alguns traços de soberba que o empurraram a falar, antes mesmo que ele pudesse ter pensado o que deveria ter falado. Ele corretamente confessou que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo, mas, logo em seguida, foi advertido pelo Senhor devido ao seu pecado (Mt 16.16). Na sua confissão, ele repetiu as palavras que Deus, o Pai, tinha-lhe revelado. Mais tarde foi repreendido, pois permitira que idéias satânicas se infiltrassem em sua mente e soberbamente dependera de interesses humanos, em vez de interesses divinos (vv.17,23).
Pedro superou a sua soberba, mas não sem a ajuda de Deus. Quando ele sugeriu o levantar de três tendas no monte da Transfiguração, Deus o repreendeu. Quando pisou fora do barco na tempestade no mar da Galiléia, começou a afundar, até que o Senhor estendeu-lhe a mão. Confiante, declarara sua lealdade, mas, três vezes negando a Jesus com pragas, ajudaram-no imensamente a reconhecer sua fraqueza e a depender mais seriamente do Senhor (note as frases: "Tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo" (Jo 21.17). Pedro, em sua idade avançada, escreveu: "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte" (1Pe 5.6). A tradição informa-nos que Pedro morreu crucificado em Roma. Em sua humildade, ele rejeitou ser crucificado como o seu Senhor tinha sido, então, ele pediu o direito de morrer na cruz de cabeça para baixo.
Deus se opõe aos líderes soberbos (Tg 4.6). Ele dá graça e assiste aos humildes. Portanto, o caminho mais efetivo para aprender a humildade para a liderança é dar as boas-vindas à humilhação e à repreensão. O Senhor convidou os seus seguidores para aprenderem a humildade na sua companhia (Mt 11.28,29). Charles Simeon, um homem que Deus usara tão efetivamente para evangelizar alunos em Cambridge e encorajar o início do movimento missionário inglês no começo do século XIX, criou raízes na humilhação para produzir os frutos suculentos da humildade.

Falsidade

O líder que mente, que exagera ou que esconde a verdade não tem direito algum de controlar a vida de outros. O homem que mantém-se fiel à verdade em todas as circunstâncias faz com que seja fácil para alguém confiar nele. Em todos os relacionamentos humanos, a mentira, a decepção, as promessas falsas e os contratos não cumpridos, promovem, todos, à desconfiança. E a desconfiança, no topo da organização, é como uma rachadura em uma parede ou uma fenda em uma represa. Uma rachadura simboliza o perigo que pode levar ao desmoronamento da casa. A água vazando através do açude significa que a enchente logo inundará o vale. Poderia uma esposa confiar totalmente em um marido que a tenha traído? Poderia um marido compartilhar tudo com uma esposa que tenha sido pega em adultério? Os votos do casamento são os mais solenes de todas as promessas. Qualquer um que quebrar essa seriíssima promessa dá o direito da dúvida em relação à sua veracidade. Por isso, o relacionamento do líder com os obreiros ou membros é muitas vezes um processo de confiança a longo prazo. A falsidade e a hipocrisia despedaçam os alicerces de um relacionamento de confiança duradouro.
Davi pode nos ensinar muito a respeito da falsidade. Ele experimentou os resíduos amargos do seu pecado de adultério com Bate¬Seba. Primeiramente, ele agiu com falsidade, tentando fazer com que todos pensassem que a gravidez de Bate-Seba era fruto do seu relacionamento legítimo com seu marido. Quando Urias recusou deitar¬se com sua esposa (2Sm 11.13), Davi procurou cobrir sua transgressão, planejando a morte de Urias pela ação do inimigo (2Sm 11.15). A liderança de Davi sobre sua família tinha sido comprometida.
O filho de Davi, Amnom, mais tarde, violentou sua meia irmã, Tamar, um ato que culminara em uma tentativa de manter tudo em segredo. Absalão, então, secretamente planejou vingar-se da morte de sua irmã, matando Amnom. A hipocrisia e a ignorância governou os relacionamentos familiares de Davi. Logo em seguida, Absalão viria secretamente ganhar o coração do povo para apoderar-se do trono de seu pai. Ele tinha aprendido, pela observação e pela imitação, o lado negativo da liderança de Davi. Esse lado que pode até vencer pequenas vitórias pela pretensão e pela hipocrisia, mas que certamente perderá as grandes guerras. Absalão, mesmo, fora assassinado por Joabe, contra a vontade expressa de Davi, que chorou amargamente a sua morte. E esses são os resíduos amargos da falsidade.
Os líderes fazem contratos com os seus seguidores. As concordâncias podem ser verbais ou escritas. Elas talvez sejam expectativas não expressas mantidas no fundo do coração dos líderes e dos seguidores. Porém, quando a promessa não é mantida, a fé é partida. A confiança só poderá ser restaurada com grande esforço e paciência. Quando as expectativas acabam em decepção, um líder só poderá avivá-las pagando um alto preço.

Conclusão

Esses sete pecados contra a liderança piedosa servirão apenas de amostra das formas variadas que um líder poderá fracassar. Para outros exemplos de erros que prejudicam a liderança, recomendamos o livro de Hans Finzel, Dez Erros Um Líder Não Pode Cometer (São Paulo: Ed. Vida Nova, 1998).

(O líder que Deus usa – Russel Shedd. Pg.42)

Nenhum comentário:

Postar um comentário